Páginas

Exercício ou medicamento? O que é melhor para emagrecer ou cuidar da saúde?


Apesar de a cada dia aumentarem as informações sobre a importância da prática de atividades físicas em todos os meios de comunicação, ainda existem pessoas usando recursos como medicamentos para o emagrecimento e controle da pressão sanguínea. A pergunta que fica é: Será que o exercício pode ser melhor que os medicamentos disponíveis?

É sabido por muitos que o exercício pode ser um poderoso remédio e que a sua prática reduz a pressão sanguínea e gordura corporal de forma tão eficaz como os medicamentos usados para este fim. E esta teoria comprovo abaixo.

Em um dos estudos que saiu no periódico British Journal of Sports Medicine com o título “How does exercise treatment compare with antihypertensive medications? A network meta-analysis of 391 randomised controlled trials assessing exercise and medication effects on systolic blood pressure”, afirma que neste estudo enorme os pesquisadores reuniram 391 ensaios que analisavam uma droga ou algum tipo de exercício para baixar a pressão arterial. Juntos, os experimentos incluíram quase 50.000 voluntários, com mais de 10.000 deles nos estudos de exercício. Eles analisaram se todas as drogas usadas para este fim e os exercícios físicos reduziam as pressões sanguíneas. E a conclusão que se chegou foi que a atividade física reduziu da mesma forma que os medicamentos, tendo uma redução maior no início dos estudos que no final dos mesmos. Isso quer dizer meu amigo leitor/a, que seu bolso agradece a médio e longo prazo, pois você passará a gastar menos com medicamentos com a prática da atividade física.

Em um outro estudo que comparou os efeitos do exercício físico  ao uso de medicamentos para emagrecimento, mostrou que os efeitos foram praticamente os mesmos.  Segundo o artigo “Effect of Exercise and Pharmacological Interventions on Visceral Adiposity: A Systematic Review and Meta-analysis of Long-term Randomized Controlled Trials” drogas e exercícios tiveram uma redução excelente nos níveis de gordura visceral. Esta gordura é aquela responsável por ser acumular internamente e entre os órgãos, sufocando-os e aumentando a pressão sanguínea e com isso, elevando os riscos de doenças metabólicas. A atividade física tem efeitos praticamente iguais ou até superiores a de medicamentos caríssimos como metformina e orlistat, usados para a redução de gordura corporal.

O que podemos extrair disso tudo? Que mudar seu estilo de vida com uma excelente alimentação e a prática de atividades físicas deve ser essencial. A cada dia os pesquisadores mostram e afirmam que o exercício faz um bem para toda a sua saúde, e também para a prevenção das mais variadas doenças, e no caso deste artigo pode igualar ou até exceder comparado ao uso de medicamentos.