Páginas

Beber água gelada não prejudica nada diante do novo coronavírus


Circula pelas redes sociais um texto com várias informações sobre o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Esse post recomenda evitar beber água gelada e informa que é importante se expor “ao máximo possível ao sol”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Agência Lupa​:


“Importante: Evite beber água gelada ou chupar gelo ou neve para aqueles que estão nas montanhas, principalmente crianças”
Texto de post no Facebook que, até as 16 horas de 17 de março de 2020, tinha 1,5 mil compartilhamentos

Falso

O infectologista Paulo Santos, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), informou à Lupa que não há “evidência científica que contraindique a ingestão de líquidos gelados.” O médico afirma que o líquido gelado pode gerar desconforto na garganta para pessoas que estejam resfriadas. Contudo, isso não piora a doença. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por sua vez, classificou como falso esse trecho do texto que circula pelas redes sociais.

Em outra parte do post, é recomendado beber água ou líquidos quentes para matar o vírus. Entretanto, a Lupa já desmentiu essa informação. O novo coronavírus não é morto em temperaturas de 26 ou 27 graus. Apenas temperaturas entre 30 e 40 graus conseguem reduzir significativamente a permanência do SARS-CoV-2 no ambiente.

Fonte: Piauí