Páginas

Combata o stress do dia-a-dia. 5 dicas para relaxar o corpo e a mente

Foto: Unsplash

Os casos de burnout em Portugal têm aumentado significativamente. O trabalho, a correria do trânsito e as preocupações constantes são as principais causas do stress. Neste ritmo acelerado é praticamente impossível relaxar e isso pode colocar em risco a sua saúde. Tire 15 minutos por dia para relaxar e se sentir melhor, mais energético (a) e mais ativo (a).

Controle a sua respiração

Sabia que a respiração ajuda a controlar o stress e a ansiedade? Experimente: inspire profundamente até encher a barriga de ar. Agora, lentamente, expire. O seu corpo já começou a relaxar. Basta um minuto de exercícios de respiração para começar a sentir os efeitos.

Para uma respiração correta, é preciso encher na totalidade os pulmões, ou seja, utilizar o músculo do diafragma para inspirar. Deverá expandir o abdômen, criando o efeito de encher a barriga de ar.

Poderá também optar por fazer uma respiração pausada, inspirando lentamente enquanto conta até três e deixando o ar ficar nos pulmões durante três segundos. Depois, expire contando novamente até três e espere novamente três segundos antes de repetir o exercício. Ao focar a sua atenção na respiração também contribuirá para o relaxamento da mente.

Tome um banho morno

O banho é por excelência um momento só para si, aonde pode relaxar e refletir sobre o seu dia. A água quente na cabeça quase leva a perder a noção do tempo. É precisamente esta sensação que procuramos no nosso momento de relaxamento.

Há uma explicação: A água aquecida – não ultrapassando os 39º Celsius – potencializa a dilatação dos vasos sanguíneos, o que faz com que o oxigênio chegue mais rapidamente aos músculos. Desta forma o corpo fica aliviado e menos tenso e as contrações musculares diminuem.

Além disso, a água quente ajuda ainda na limpeza da pele abrindo os poros, prevenindo o acne e as espinhas e peopicia a regeneração da pele.

Aproveite para ler um livro

Uma boa história tem a capacidade de nos transportar para um universo à parte e, por isso, ler é também uma das melhores técnicas para se desligar do seu dia a dia. Por outro lado, um bom livro ajuda também a exercitar a memória e o cérebro.

Mas as vantagens não se ficam por aí: Ao mergulhar numa história, irá a melhorar a sua performance no trabalho, uma vez que a leitura alarga o vocabulário, desenvolve o pensamento crítico e ajuda a melhorar os níveis de concentração.

Faça massagem

Quando se pensa em relaxamento, pensa-se em massagem. E há uma razão para esta relação entre os dois conceitos: ao massagear o corpo, irá diminuir a ansiedade e a aliviar dores e tensões musculares, muitas vezes causadas pelo stress do dia a dia.

São muitos os efeitos positivos das massagens quer ao nível físico, quer ao nível psicológico: diminuem o cansaço acumulado, melhoram a circulação sanguínea e aliviam dores de cabeça e insônias. Além disso, criam uma sensação de bem-estar e aumentam a energia do corpo.

Se puder, peça a alguém que lhe faça uma massagem.

Afaste-se dos aparelhos tecnológicos

Fica o desafio: desligue os seus aparelhos tecnológicos por alguns minutos. Hoje em dia os smartphones e os tablets são as principais formas de estar em contato com os outros, mas são também uma fonte de stress. Seja por questões pessoais ou profissionais.

Se deixar o celular em silêncio ou em modo avião – e é importante que não emita qualquer som ou vibração – durante alguns minutos vai poder descansar a sua mente e os seus olhos.

Existem agora opções nos smartphones que permitem colocar todas as chamadas em silêncio, à exceção dos seus contatos favoritos. Opte por isto se tiver alguma situação que possa ser urgente. Mas tenha em mente que uma chamada do seu chefe fora do horário de trabalho não deve ser considerada uma urgência.